top of page
Paciente com hérnia inguinal à esquerda.

HÉRNIA INGUINAL E HERNIORRAFIA INGUINAL

A hérnia inguinal é uma condição muito comum. Estima-se que cerca de 27% dos homens e 3% das mulheres desenvolvam hérnia inguinal em algum momento de suas vidas. Isto significa que aproximadamente 1 em cada 4 homens e 1 em cada 33 mulheres terão uma hérnia inguinal. Além disso, a hérnia inguinal representa cerca de 75% de todas as hérnias abdominais.

Esta condição se manifesta comumente como um inchaço ou protuberância na região da virilha e pode ser acompanhada de dor, principalmente ao se levantar, tossir ou realizar esforços. É um problema que geralmente não se resolve por si só e a cirurgia, conhecida como herniorrafia inguinal, é frequentemente necessária para correção.

Hérnia inguinal contendo alça de intestino

O que é a hérnia inguinal?

A hérnia inguinal ocorre quando uma parte do intestino, ou tecido gorduroso, empurra através de um ponto fraco na parede abdominal, criando uma protuberância na região inguinal (virilha). Existem dois tipos principais: hérnias inguinais diretas, que são mais comuns em homens adultos e geralmente são causadas por envelhecimento e tensão repetida no abdômen; e hérnias inguinais indiretas, que são as mais comuns e podem afetar ambos os sexos, sendo mais comuns em homens. Estas últimas podem estar presente desde o nascimento. 

Quando a herniorrafia inguinal está indicada?

A herniorrafia inguinal, que é a cirurgia para reparo da hérnia, geralmente é indicada quando a hérnia causa desconforto, dor ou limitações nas atividades diárias

A hérnia inguinal não corrigida pode levar a complicações que potencialmente colocam a vida em risco. Uma delas é a estrangulação, que ocorre quando o suprimento de sangue para a parte do intestino ou outro tecido que se projeta através da hérnia é interrompido. Isso pode causar dor severa e levar à morte do tecido estrangulado, uma situação que requer cirurgia de emergência. Outra complicação é a encarceramento, quando a hérnia não pode ser empurrada de volta para a cavidade abdominal, aumentando o risco de estrangulação. Embora a cirurgia de hérnia tenha seus próprios riscos, a decisão de não operar pode resultar em complicações mais graves a longo prazo.

Como é feita a cirurgia?

A cirurgia é realizada sob anestesia geral e dura em torno de 1 a 2 horas. 

O procedimento é minimamente invasivo,  feito por laparoscopia. O abdomen é insuflado com gás CO2, e então são realizadas pequenas incisões por onde os instrumentos cirúrgicos e uma câmera são introduzidos. Através dessa câmera, o cirurgião identifica a falha na parede abdominal e a corrige. A parede abdominal é reforçada com a colocação de uma tela de polipropileno sobre o defeito.

O procedimento também pode ser realizado pela via robótica, especialidade do Dr. Hugo Octaviano, ou pela via aberta (tradicional).

Cirurgião realizando laparoscopia para tratamento de hérnia inguinal
Laparoscopia: O abdômen é insuflado com gás CO2 e o cirurgião opera com auxílio de uma câmera. 
E saiba mais sobre a Cirurgia Robótica!

Quais os riscos envolvidos e como é a recuperação pós-operatória?

Como qualquer procedimento cirúrgico, a herniorrafia inguinal apresenta alguns riscos. Embora a cirurgia para hérnia inguinal seja considerada segura e os riscos sejam baixos, podem ocorrer complicações como infecções, sangramentos, lesões em estruturas vizinhas, recorrência da hérnia e dor crônica na região inguinal. Além disso, há o risco de complicações relacionadas à anestesia. Entretanto, a cirurgia é realizada rotineiramente por urologistas experientes, o que contribui para minimizar tais riscos.

A recuperação após a herniorrafia inguinal varia de pessoa para pessoa, mas em geral, a maioria dos pacientes consegue retomar a maioria de suas atividades diárias dentro de uma a duas semanas após a cirurgia. Os pacientes são aconselhados a evitar levantar objetos pesados e fazer esforço físico intenso nas primeiras semanas após a cirurgia. É normal sentir algum desconforto e inchaço na área operada, que geralmente são controláveis com analgésicos.

Com quem fazer a cirurgia de hérnia inguinal?

A cirurgia de hérnia inguinal deve ser realizada por um cirurgião experiente e qualificado. O Dr. Hugo Octaviano é cirurgião geral e urologista, além de ser um profissional capacitado e com vasta experiência em herniorrafias inguinais tanto laparoscópicas quanto robótica. Ele se dedica a fornecer aos seus pacientes cuidados de alta qualidade, desde a avaliação inicial até a recuperação completa. Com o Dr Hugo Octaviano é possível realizar cirurgia pelo seu plano de saúde ou de forma particular. Agende uma consulta pelo link de Whatsapp ao lado.

Referência Bibliográfica

1 - Nathan JD, Pappas TN. Inguinal hernia: an old condition with new solutions. Ann Surg. 2003 Dec;238(6 Suppl):S148-57. doi: 10.1097/01.sla.0000097796.63010.e8. PMID: 14703756.

 

 

 

Dr. Hugo Octaviano

Formado em medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS) e residência médica em Urologia no Hospital Israelita Albert Einstein (SP), mesma instituição onde realizou Fellow (subespecialização) em Uro-Oncologia e Cirurgia Robótica.

Hugo Octaviano Urologista

EXPLORE O SITE E DESCUBRA OUTROS PROCEDIMENTOS

HOSPITAIS ONDE O
DR. HUGO OCTAVIANO ATUA

Hospital Israelita Albert Einstein

Blanc Hospital

Hospitais Leforte

Hospital 9 de Julho

Hospitais da rede D'Or

 

PLANOS DE SAÚDE PARA CIRURGIA
Através de parceria com os hospitais onde o Dr. Hugo Octaviano opera é possível realizar cirurgia pelo seu plano de saúde. 
Entre em contato para saber mais.

PLANOS DE SAÚDE PARA CONSULTAS
Particular (ou Reembolso)
Omint
 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

CONSULTÓRIO UROLOGIA - DR. HUGO OCTAVIANO

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

10:00 às 19:00h

ENTRE EM CONTATO

O que é a hérnia inguinal?
Quando a herniorrafia inguinal está indicada?
Quais os riscos envolvidos e como é a recuperção pós-opeatória?
Com quem fazer a cirurgia de hérnia inguinal?
Como é feita a cirurgia?

HÉRNIA INGUINAL E HERNIORRAFIA INGUINAL

Condição comum na população, possui indicação de tratamento cirúrgico.

Saiba mais sobre a condição, o procedimento e esclareça suas dúvidas.

Botão Whatsapp Consultório Dr. Hugo Octaviano - Urologista
bottom of page