top of page
Foto Holep Reduzida.jpeg
Quando que o HoLEP está indicado?

HOLEP

O HoLEP (Holmium Laser Enucleation of the Prostate) é um dos tratamentos mais modernos para pacientes com aumento prostático benigno. Com bom perfil de segurança e rápida recuperação pós-operatória, a cirurgia deve ser realizada por urologista experiente.

Leia este artigo, escrito pelo Dr. Hugo Octaviano, e saiba tudo sobre o procedimento.

 

CLIQUE AQUI para saber mais sobre hiperplasia benigna da próstata (próstata aumentada).

Cirurgia de HOLEP para tratamento de hiperplasia prostática benigna.

Quando que o HoLEP está indicado?

O HoLEP está indicado para pacientes com aumento benigno da próstata (hiperplasia prostática benigna) que não estão respondendo ao tratamento medicamentoso ou que desejam interromper o uso dos medicamentos devido aos efeitos colaterais.

Normalmente, o HoLEP é indicado para próstatas de maior volume (>80g), mas pode ser realizado em diversos cenários.

Os sintomas da hiperplasia prostática benigna incluem jato urinário mais fraco, despertar noturno para urinar (noctúria), sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e desejo frequente de urinar.

Como funciona o HoLEP?

O HoLEP é um procedimento cirúrgico realizado por um urologista que consiste na enucleação da parte central da próstata, conhecida como zona de transição. Essa é a região da próstata responsável pelos sintomas de obstrução urinária.

O procedimento é realizado sob anestesia geral ou raquianestesia, em centro cirúrgico. O urologista introduz uma câmera pela uretra e, com o uso do laser de hólmio, consegue acessar com precisão o plano entre a zona de transição e a zona periférica da próstata, removendo completamente a porção doente.

Após a enucleação, a porção central removida é retirada do corpo por meio de um morcelador acoplado a sistema de aspiração.

O procedimento é realizado totalmente pela uretra, sem necessidade de incisões no abdome.

Modelo de enucleação de cirurgia de HoLEP
Modelo de como funciona o HoLEP: Apenas a parte central da próstata é removida, mantendo-se a zona periférica. Com isso, a bexiga fica desobstruída e há resoluçao dos sintomas de hiperplasia prostática benigna.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a próstata: O que é a próstata e para que serve?

Qual a diferença entre HoLEP e outros tratamentos para hiperplasia prostática benigna?

O HOLEP, por teoricamente retirar toda a zona de transição da próstata (região onde ocorre a hiperplasia), faz com que os pacientes apresentem menor taxa de recorrência da doença no futuro.

Em métodos tradicionais, como a ressecção transuretral da próstata (RTU de próstata), é comum haver fragmentos residuais de tecido prostático, o que aumenta as chances de o paciente precisar de uma reoperação no futuro.

Além disso, o HoLEP está associado a menor perda de sangue, recuperação mais rápida e menor tempo de internação hospitalar após o procedimento, quando comparado a outros métodos.

Como é a recuperação após a cirurgia de HoLEP?

Após a cirurgia, o paciente permanece internado com uma sonda vesical (uma sonda na bexiga), por meio da qual é realizada irrigação contínua para lavagem da área operada e da bexiga.

Uma vez que a irrigação esteja bem clara, a sonda é retirada e o paciente é liberado para casa, onde deve permanecer em repouso por 7 a 10 dias, retornando, então, gradualmente às suas atividades. Recomenda-se que o paciente permaneça pelo menos 3 a 4 semanas afastado de atividades físicas.

Normalmente, o paciente pode experimentar algum grau de ardor urinário e desconforto perineal após a cirurgia, mas os medicamentos prescritos no momento da alta fazem com que o pós-operatório seja, de fato, muito tranquilo.

Quais os riscos da cirurgia de se realizar HoLEP?

O HoLEP é um procedimento endourológico, ou seja, realizado por via uretral com um aparelho equipado com câmera. Todo procedimento endourológico apresenta risco de lesão da uretra e de estenose uretral no futuro. Apesar de ser um risco baixo (2,6%), esse é um dos principais riscos do procedimento.

Os indivíduos submetidos a essa cirurgia também podem evoluir com algum grau de incontinência urinária, ainda que transitória, devido à adaptação da bexiga ao novo cenário desobstruído. Além disso, há um risco, também baixo, de infecção urinária e de intercorrências relacionadas à anestesia.

Levando em consideração todas as opções existentes para o tratamento da hiperplasia prostática benigna, o HoLEP encontra-se entre as mais seguras, desde que realizado por médicos experientes, como o Dr. Hugo Octaviano.

Com quem fazer a cirurgia de HoLEP?

A cirurgia de HoLEP exige muita expertise por parte do urologista, e sua curva de aprendizado é extensa. Por isso, recomenda-se que seja realizada por urologista experiente, como o Dr. Hugo Octaviano, urologista do Hospital Israelita Albert Einstein e especialista no tratamento de doenças da próstata, como a hiperplasia prostática benigna.

O Dr. Hugo Octaviano conta com uma equipe que auxilia em todo o processo de agendamento cirúrgico e na tratativa com os convênios, com o objetivo de facilitar a experiência do paciente.

Entre em contato e agende sua consulta.

Referências Bibliográficas

1  - EUROPEAN ASSOCIATION OF UROLOGY. EAU Guidelines on Non-Neurogenic Male LUTS. [S. l.]: European Association of Urology, 2025. Disponível em: https://uroweb.org/guidelines

2 - Veja mais sobre hiperplasia da próstata no site do Hospital Israelita Albert Einstein: https://www.einstein.br/n/glossario-de-saude/hiperplasia-benigna-da-prostata

3 -  Leia uma reportagem sobre HPB no site da SBU: https://portaldaurologia.org.br/sua-saude/duvidas-frequentes/hpb-afeta-cerca-de-50-dos-homens-acima-de-50-anos

 

 

 

Dr. Hugo Octaviano

Formado em medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS) e residência médica em Urologia no Hospital Israelita Albert Einstein (SP), mesma instituição onde realizou Fellow (subespecialização) em Uro-Oncologia e Cirurgia Robótica.

Hugo Octaviano Urologista

EXPLORE O SITE E DESCUBRA OUTROS PROCEDIMENTOS

HOSPITAIS ONDE O
DR. HUGO OCTAVIANO ATUA

Hospital Israelita Albert Einstein

Hospitais BP

PLANOS DE SAÚDE PARA CIRURGIA
Através de parceria com os hospitais onde o Dr. Hugo Octaviano opera é possível realizar cirurgia pelo seu plano de saúde. 
Entre em contato para saber mais.

PLANOS DE SAÚDE PARA CONSULTAS
Particular (ou Reembolso)
Omint
 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

CONSULTÓRIO UROLOGIA - DR. HUGO OCTAVIANO

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

10:00 às 19:00h

ENTRE EM CONTATO

Como funciona o HoLEP?
Qual a diferença entre HoLEP e outros tratamentos para hiperplasia prostática benigna?
Como é a recuperação após a cirurgia de HoLEP?
Quais os riscos de se realizar HoLEP?

HOLEP - Cirurgia à Laser para Próstata Aumentada

Cirurgia à laser para tratamento de hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada), que possui o benefício de recuperação mais rápida e menor risco.

​Saiba tudo sobre a cirurgia, como é feita, seus riscos e benefícios.

Com quem fazer a cirurgia de HoLEP?
Botão Whatsapp Consultório Dr. Hugo Octaviano - Urologista

©2022 by drhugooctaviano.com.br. Proudly created with Wix.com

bottom of page