Como é a cicatriz da cirurgia robótica?
- hugosantos901
- 25 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de ago.
Uma das grandes vantagens da cirurgia robótica é que ela é minimamente invasiva, deixando cicatrizes pequenas no paciente. Afinal, como são essas cicatrizes? Esclareça suas dúvidas aqui.

Como é feita a cirurgia robótica?
A cirurgia robótica é uma cirurgia laparoscópica. Nesse tipo de cirurgia, o abdômen do paciente é insuflado com gás CO2 para abrir espaço, e pequenos furos são feitos no abdômen, por onde uma câmera e pinças longas, controladas do lado de fora do corpo por um robô, são inseridas.
A quantidade de cicatrizes que ficam no abdômen do paciente varia conforme o tipo de cirurgia realizada, pois algumas cirurgias utilizam 4 braços robóticos acoplados, enquanto outras usam 3. Além disso, em cirurgias mais complexas, é necessária a inserção de pinças adicionais para que um auxiliar passe materiais para o robô usar dentro do abdômen, como um fio de sutura. Normalmente, uma das cicatrizes fica próxima ao umbigo, onde costuma ser inserida a câmera.
Como fica a cicatriz imediatamente após a cirurgia?
Logo após a cirurgia, é realizada uma sutura intradérmica com pontos absorvíveis (pontos que o próprio corpo absorve e não precisam ser retirados posteriormente), muito semelhante à da imagem a seguir:

Com o passar do tempo, a cicatriz vai ficando cada vez mais semelhante à cor da pele e, após alguns meses, tende a ficar mais discreta. A cicatrização varia muito entre as pessoas, ficando mais aparente em algumas e muito pouco perceptível em outras.
Como fica a cicatriz após a cirurgia de retirada da próstata (prostatectomia)?
A cirurgia de prostatectomia é uma cirurgia complexa, que envolve o uso dos 4 braços do robô e mais 2 pinças auxiliares. Sendo assim, o indivíduo sai da cirurgia com 5 cicatrizes pequenas no abdômen e uma um pouco maior próxima ao umbigo, por onde é retirada a próstata quando a cirurgia termina.
Apesar de a próstata ficar localizada na pelve, entre a bexiga e a uretra, a cirurgia é realizada pela via abdominal, com as pinças e a câmera direcionadas para a pelve.

Como fica a cicatriz após cirurgia robótica no rim?
A cirurgia robótica no rim, seja para tratamento de tumor ou de problemas de drenagem da urina, como a estenose da JUP, possui incisões muito peculiares, mais lateralizadas e do lado do rim a ser operado.
Eventualmente, a peça cirúrgica a ser retirada do abdômen do paciente é muito grande (pode ser até mesmo um rim inteiro). Nesse último caso, após a cirurgia, pode ser realizada uma incisão maior em uma topografia mais discreta no abdômen, como a da cesárea na porção inferior do abdômen.

Como fica a cicatriz após a cirurgia robótica para hérnia inguinal?
As cicatrizes da cirurgia robótica para hérnia inguinal são em menor quantidade. Nessa cirurgia, usamos apenas 3 dos braços do robô e uma quarta pequena incisão para a pinça do auxiliar. As incisões menores melhoram bastante a velocidade de recuperação do paciente, quando comparadas com a cirurgia tradicional, que utiliza uma incisão inguinal.

Todas as imagens utilizadas neste site e no blog foram adquiridas em bancos de imagem e não envolvem o uso de imagens sem consentimento dos indivíduos.
Veja um artigo sobre cicatrizes em cirurgia robótica no site da NIH: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC9033169/ Ozbasli E, Takmaz O, Albayrak N, Gungor Md M. Cosmetic Outcome of Robotic Surgery Compared to Laparoscopic Surgery for Benign Gynecologic Disease. JSLS. 2022 Apr-Jun;26(2):e2021.00081. doi: 10.4293/JSLS.2021.00081. PMID: 35509304; PMCID: PMC9033169.




