top of page
Buscar

Prostatectomia robótica pelo plano de saúde: Agora é possível.

  • hugosantos901
  • 21 de jan.
  • 3 min de leitura

A cirurgia de retirada da próstata pela via robótica é uma técnica bem estabelecida há anos e amplamente reconhecida por seus benefícios no tratamento do câncer de próstata. Há muito tempo, os urologistas conhecem as vantagens dessa abordagem e defendem que os pacientes tenham acesso à cirurgia robótica.

Finalmente, em 2025, após recomendação da CONITEC e incorporação do procedimento ao Rol da ANS, a prostatectomia radical robótica passou a ter cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Neste post, você vai entender como funciona essa cobertura e como é possível realizar a cirurgia pelo plano de saúde com um urologista experiente.


Urologista Realizando Prostatectomia Robótica
Prostatectomia Radical Robótica: Uma cirurgia agora coberta pelos planos de saúde!

Por que agora os planos de saúde são obrigados a cobrir a cirurgia de prostatectomia radical robótica?

Diversas evidências científicas de alta qualidade já demonstravam benefícios consistentes do uso da tecnologia robótica no tratamento cirúrgico do câncer de próstata, especialmente no processo de recuperação do paciente. A prostatectomia radical robótica está associada a menor dor pós-operatória, alta hospitalar mais precoce, menor perda sanguínea, além de recuperação mais rápida da continência urinária e melhores resultados funcionais relacionados à potência sexual.

Clique aqui para saber mais sobre as mudanças que ocorrem no corpo do homem após a prostatectomia radical.

Essas evidências levaram a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) a recomendar, em outubro de 2025, o uso da técnica assistida por robô para o tratamento do câncer de próstata no Sistema Único de Saúde. Com a aprovação do procedimento no SUS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar passou a incluir a prostatectomia radical robótica no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, o que ocorreu em dezembro de 2025, tornando a cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

A partir de quando entra em vigor a obrigação de cobertura da prostatectomia radical robótica pelos planos de saúde?

Após a incorporação da prostatectomia radical robótica ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar, os planos de saúde têm prazo para se adequar à nova regulamentação. De acordo com a ANS, esse período de adaptação se estende até 01 de abril de 2026. Dessa forma, a partir dessa data, os planos de saúde passam a ser obrigados a autorizar a cirurgia de câncer de próstata pela técnica robótica, permitindo o agendamento do procedimento com cobertura contratual, desde que haja indicação médica adequada. Clique aqui e saiba mais sobre a prostatectomia radical robótica.

Como fazer a cirurgia de prostatectomia radical robótica pelo plano de saúde?

O paciente com câncer de próstata que deseja realizar a cirurgia de retirada da próstata pela técnica robótica com cobertura pelo plano de saúde deve, inicialmente, agendar uma consulta com um urologista especializado em uro-oncologia, como o Dr. Hugo Octaviano. Após a avaliação médica e a confirmação da indicação cirúrgica, a equipe do médico realiza todo o processo de solicitação e agendamento da cirurgia em hospital credenciado ao plano de saúde do paciente.

O Dr. Hugo Octaviano conta com uma equipe especializada em agendamento cirúrgico, que auxilia em todas as etapas administrativas, reduzindo burocracias e permitindo que o paciente foque exclusivamente no seu tratamento e bem-estar neste momento tão importante. Clique aqui para saber mais sobre o Dr Hugo Octaviano.

Os planos de saúde também são obrigados a cobrir outras cirurgias robóticas além da prostatectomia radical?

Não. A incorporação realizada no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar refere-se exclusivamente à prostatectomia radical assistida por robô no contexto do tratamento do câncer de próstata. Até a data de publicação deste post, outras cirurgias realizadas com técnica robótica não possuem cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

Apesar disso, em muitos casos é possível utilizar o plano de saúde para reduzir significativamente os custos de uma cirurgia robótica, seja por meio da cobertura de honorários médicos, internação hospitalar, materiais ou outros itens previstos em contrato. Clique aqui para saber sobre outras cirurgias robóticas pelo plano de saúde.

O plano de saúde ainda pode negar a prostatectomia robótica após a incorporação no Rol da ANS?

Em regra, não. Após a incorporação da prostatectomia radical robótica ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar e o término do prazo de adaptação estabelecido, os planos de saúde passam a ter obrigação de autorizar o procedimento sempre que houver indicação médica adequada. Negativas baseadas na ausência de materiais robóticos no hospital credenciado não são consideradas justificativas válidas.


Nahas WC, et al. Perioperative, Oncological, and Functional Outcomes Between Robot-Assisted Laparoscopic Prostatectomy and Open Radical Retropubic Prostatectomy: A Randomized Clinical Trial. J Urol. 2024 Jul;212(1):32-40. doi: 10.1097/JU.0000000000003967. Epub 2024 May 9. PMID: 38723593. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/38723593/


 
 
Botão Whatsapp Consultório Dr. Hugo Octaviano - Urologista

©2022 by drhugooctaviano.com.br. Proudly created with Wix.com

bottom of page